LEILÕES DE IMÓVEIS: CONSULTA DE PROCESSOS


SAIBA COMO E POR QUE CONSULTAR PROCESSOS DE IMÓVEIS DE LEILÃO DA CAIXA ECONÔMICA!

Grande parte dos imóveis de leilão e/ou concorrência pública da Caixa Econômica Federal é objeto de disputa judicial. Tal fato é absolutamente natural e esperado. Afinal, diante das notificações feitas pela Caixa Econômica sobre o risco de ter o imóvel alienado em leilão ou concorrência pública, o ex-mutuário (quase sempre) entra na Justiça contra a Caixa, na tentativa de anular a concorrência pública e assegurar o imóvel.

A grande maioria dos ex-mutuários não consegue nada na Justiça. No entanto, sob o lema do dito "Não custa tentar!", quase sempre levam o caso aos tribunais. Por isso, o pequeno investidor, interessado em adquirir um imóvel da Caixa, deve sempre contar com esse tipo de situação e aprender a conviver com ela.

Se você já aprendeu a consultar os IMÓVEIS À VENDA no Blog Imóveis da Caixa, já deve ter percebido que a numeração dos processos judiciais associados ao imóvel é disponibilizada no campo "Informações Complementares" da janela "Detalhes do Imóvel". Para consultar o imóvel de seu interesse agora mesmo, clique no link CONSULTAR IMÓVEIS À VENDA. (Não se preocupe. Essa página não será fechada. A consulta será feita em uma nova janela).

Essa informação não está ali à toa. A Caixa disponibiliza essa numeração para que você, interessado no imóvel, possa consultar o andamento do processo e, sobretudo, saber se já há alguma decisão judicial dando sinais do que pode vir pela frente. Se a ação já possui uma sentença, condenando o ex-mutuário e/ou reconhecendo o leilão ou concorrência pública extrajudicial da Caixa Econômica, já é um indício interessante de que você não estará se "enfiando" em um enrosco.

Pois bem, vamos ao que interessa. Com o número do processo ou ação judicial do imóvel de seu interesse em mãos, faça o seguinte:
Visite o site da Justiça Federal de seu estado, clicando no link abaixo:

PROCESSOS - SÃO PAULO (JFSP)
PROCESSOS - PARANÁ (JFPR)
PROCESSOS - RIO DE JANEIRO (JFRJ)
PROCESSOS - MINAS GERAIS (JFMG)
PROCESSOS - RIO GRANDE DO SUL (JFRS)
PROCESSOS - DISTRITO FEDERAL (JFDF)
PROCESSOS - SANTA CATARINA (JFSC)
PROCESSOS - CEARÁ (JFCE)
PROCESSOS - PERNAMBUCO (JFPE)
PROCESSOS - SERGIPE (JFSE)
PROCESSOS - GOIÁS (JFGO)
PROCESSOS - ESPÍRITO SANTO (JFES)
PROCESSOS - RIO GRANDE DO NORTE (JFRN)
PROCESSOS - MATO GROSSO (JFMT)
PROCESSOS - BAHIA (JFBA)
PROCESSOS - AMAZONAS (JFAM)
PROCESSOS - PARÁ (JFPA)
PROCESSOS - PIAUÍ (JFPI)
PROCESSOS - MARANHÃO (JFMA)
PROCESSOS - MATO GROSSO DO SUL (JFMS)
PROCESSOS - TOCANTINS (JFTO)
PROCESSOS - ACRE (JFAC)
PROCESSOS - ALAGOAS (JFAL)
PROCESSOS - AMAPÁ (JFAP)
PROCESSOS - PARAÍBA (JFPR)
PROCESSOS - RORÂIMA (JFRR)
PROCESSOS - RONDÔNIA (JFRO)

Alguns links levam direto para a página de consulta de processos, outros, não. Por isso, procure por "CONSULTA PROCESSUAL" ou "CONSULTA DE PROCESSOS" ou algo similar. Em seguida, digite o número da ação no campo apropriado e faça a pesquisa.

Depois de acessar o processo de seu interesse, procure por SENTENÇA ou PUBLICAÇÃO DE SENTENÇA.
Nem todas as ações já possuem sentença, é claro. Neste caso, a consulta não será lá de muita utilidade. Mas quando a ação já possui alguma decisão judicial, a consulta da sentença servirá para você constatar como a Justiça está compreendendo o caso em questão.

Se a decisão for desfavorável ao ex-mutuário, reconhecendo, por exemplo, a validade do leilão/concorrência publica da Caixa, já se tem um bom indício de que o ex-mutuário está, digamos, "em maus lençóis".

Enfim, vale à pena dar uma olhada no andamento das ações judiciais dos imóveis de seu interesse. Sobretudo quando se constata que a Justiça está entendendo como válida a concorrência pública da qual você pretende participar.

Se você gostou dessa postagem e quer que o Blog Imóveis da Caixa continue trazendo informações úteis sobre Leilões de Imóveis e Concorrências Públicas gratuitamente para você, por favor, clique no +1 logo abaixo!

Para dúvidas, críticas e sugestões, deixe um comentário. Abaixo, links que podem ser de seu interesse:


LEILÃO VERSUS CONCORRÊNCIA PÚBLICA DA CEF
Saiba um pouco mais sobre os leilões e concorrências públicas da Caixa Econômica Federal. Entenda as diferenças entre essas duas modalidades de aquisição de imóveis da CEF!

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEL DA CEF: DUAS PERGUNTAS
Quer saber mais sobre a desocupação de imóveis da CEF. Leia esta postagem e saiba se a jurisprudência dos tribunais está a favor do arrematante do imóvel!

IMÓVEL COMPRADO EM LEILÃO DA CAIXA ECONÔMICA
Veja o relato completo de quem comprou um imóvel nos Leilões da Caixa Econômica e fez um ótimo negócio. Saiba como tudo funciona e descubra detalhes sobre o processo judicial de desocupação do imóvel!

LEILÕES DA CAIXA: DÚVIDAS COMUNS
Conheça os leilões de imóveis da Caixa Econômica Federal e descubra como comprar imóveis pagando até 40% abaixo do valor de mercado!

LEILÕES DA CAIXA: CONSULTE OS IMÓVEIS À VENDA!
Saiba como consultar os imóveis (casas e apartamentos) que serão leiloados pela CEF (Caixa Econômica Federal) na sua cidade!

LEILÕES DA CEF | DICAS DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS
Veja algumas dicas de como avaliar o valor de mercado dos imóveis de leilões da Caixa Econômica Federal!

LEILÕES DA CAIXA | DESPEJO DE MORADOR OU DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEL
Saiba como proceder (judicialmente e extrajudicialmente) para desocupar o imóvel que você comprou em um leilão da CEF - Caixa Econômica Federal!

INVESTIMENTOS: LEILÕES DE IMÓVEIS
Conheça os leilões de imóveis da Caixa Econômica Federal e descubra novas alternativas de investimento para o seu dinheiro!

REGISTRO DE IMÓVEIS, ESCRITURA E ITBI
Aprenda a calcular os custos com documentação (registro, escritura e ITBI) na compra de imóveis!

VENDA DE IMÓVEIS: IMPOSTO DE RENDA
Entenda o Imposto de Renda (IR) na venda de imóveis, conheça as bases legais, a alíquota e o fator de redução!

LEILÕES DE IMÓVEIS: RISCO DE EVICÇÃO DE DIREITO
Saiba o que acontece com o arrematante do imóvel no leilão da CEF quando a Justiça decide em favor do ex-mutuário e atual morador inadimplente!

LEILÕES DE IMÓVEIS: ASPECTOS JURÍDICOS
Entenda um pouco mais sobre os aspectos jurídicos envolvidos nos leilões de imóveis e tenha convicção na escolha dos imóveis nos quais você pretende dar lance!

IMISSÃO DE POSSE | ANTECIPAÇÃO DE TUTELA
Saiba mais sobre a ação de imissão de posse e conheça o instrumento jurídico através do qual se deve proceder para desocupar um imóvel arrematado em leilão!

LEILÕES: SENTENÇAS DE EX-MUTUÁRIOS CONTRA A CEF
Veja algumas sentenças de ações judiciais de ex-mutuários contra a Caixa Econômica Federal e saiba como os tribunais têm entendido essas disputas!

LEILÕES DE IMÓVEIS: CONSULTA DE PROCESSOS
Aprenda a consultar os processos judiciais de imóveis de leilão da CEF e saiba como estimar o risco de evicção de direito, evitando ver o seu dinheiro parado sem rendimentos!

LEILÕES DE IMÓVEIS: RELATO
Veja o relato de alguém que já participou dos leilões de imóveis da Caixa Econômica Federal e não deixe de dar a sua opinião!

FEIRÃO DA CAIXA NÃO É LEILÃO DA CAIXA!
Descubra quais são as diferenças e deixe de fazer confusão entre duas modalidades totalmente distintas de aquisição imobiliária!

LEILÕES CAIXA: DISPUTAS JUDICIAIS
Entenda os aspectos mais básicos relativos às disputas judiciais entre ex-mutuários e Caixa Econômica Federal e aprenda avaliar os riscos na escolha de imóveis de leilão!

SUSPENSÃO OU CANCELAMENTO DE LEILÃO DA CAIXA ECONÔMICA
Pesquisa de jurisprudência: saiba o que os juízes têm decidido a respeito de cancelamento ou suspensão de leilões de imóveis da Caixa Econômica.

ENTREVISTA COM QUEM COMPROU IMÓVEL EM LEILÃO DA CAIXA ECONÔMICA
Aprenda com a experiência de uma leitora do blog, que comprou um imóvel em um leilão da Caixa Econômica Federal.

SOBRE O BLOG IMÓVEIS DA CAIXA
Conheça um pouco mais sobre o Blog Imóveis da Caixa e faça parte dessa comunidade, contribuindo com informações para todos os interessados!

BLOG IMÓVEIS DA CAIXA | HOME
Volte à página inicial!

40 comentários:

Anônimo disse...

fui verificar os imóveis em leilão na caixa e não consta a informação sobre o número do processo da ação judicial, liguei no 0800 da caixa e me informaram que eu devo ir a uma agência para solicitar esta informação... não tem um jeito mais fácil?????

Blog Imóveis da Caixa disse...

Consutei alguns imóveis disponíveis para venda através de leilão e concorrência pública e os números dos processos estão lá. Procure no campo intitulado "Informações Complementares", conforme já especificado na postagem acima. Se não constar nenhum número de processo, então, isso significa que o imóvel não envolve ação judicial do morador contra a Caixa Econômica. Para confirmar, faça o download do edital do imóvel, seguindo as instruções que constam na postagem CONSULTE OS IMÓVEIS À VENDA. O número do edital está no mesmo campo em que deve constar o número da ação judicial (se houver uma, é claro), ou seja, no campo "Informações Complementares". Consultando o edital, você evita ser confundido(a) por alguma informação equivocada no site da Caixa Econômica, coisa que não é impossível de acontecer. Enfim, o que consta no edital é o que vale. Leia o edital.

Abner disse...

olaaaa,verifiquei e la dizia assim na ultima ...

32
11/11/2010
AUTOS COM (CONCLUSAO) JUIZ PARA SENTENCA...

ela para a sentença,no caso seria q ele nao vai mais receber entradas de conseguir a casa de volta?
ow se ele nao vai mais leiloar a casa?

Blog Imóveis da Caixa disse...

Abner, você tem que consultar a sentença. Não basta ver o andamento do processo. Qual é a sentença do juiz? Ela é publicada na internet.

Anônimo disse...

Oi. Infelizmente não encontrei as tais informações complemtentares na guia masi detalhes... elas realmente estão lá?

Blog Imóveis da Caixa disse...

Anônimo, o que acontece é que o site da Caixa mudou. Agora, a seção "informações complementares" não aparece em todos os imóveis, provavelmente porque algumas das pessoas que preenchem esses dados não os colocam.
No entanto, basta entrar na seção "Mais Detalhes". Devem constar lá, em algum lugar, os detalhes a respeito de ações judiciais, possibilidade de financiamento, etc. E se mesmo assim você não encontrar o que procura, o jeito vai ser fazer o download do edital. Nesse documento tem que constar todos os detalhes. Abraços.

Anônimo disse...

Olá... tenho algumas dúvidas, estou negociando um imóvel na modalidade venda direta. O corretor que se diz credenciado pela caixa disse q o procedimento era a abertura da conta caução e que a caixa agendou o dia da venda, que foi o dia 20/07. Anterior ao dia 20 estivemos na caixa onde fizemos a analise pra o financiamento e a abertura da conta caução, eu deixei o cheque com ele nominal a mim pra que fosse depoditado em minha conta. Minha dúvida é: Existe realmente o dia especifico pra venda? eu n consigo achar os imóveis de venda direta no site da caixa, tem algum lugar? Obrigada

Blog Imóveis da Caixa disse...

Olá, senhorita Anônima.

Existe sim a data de venda. É a data em que o contrato de compra e venda será assinado.

Os imóveis de venda direta ficam disponíveis juntamente com os demais imóveis. No entanto, quando o prazo de envio de propostas dos imóveis de venda direta se esgota ou quando o imóvel recebe alguma proposta, o imóvel é retirado do site. Você pode encontrar o imóvel no edital do qual ele fazia parte.

Não entendi bem qual é o cheque nominal a você mesma que você deixou com o corretor. Seria o cheque do depósito caução? Se for isso, está correto.

Boa sorte.

Roberto disse...

Oi,
Existe um imóvel em minha cidade no interior do Estado de São Paulo que irá para leilão e tem o número do processo (não é da Caixa), porêm, não existe este processo no link da Justiça Federal que você disponibilizou. O motivo seria devido ao fato de ser somente estadual e não federal?
Existe algum link para pesquisa de processos a nível estadual?

Grato.

Anônimo disse...

poderia me informar com exatidao onde posso encontrar a informação SENTENÇA, dentro do andamento do processo

Blog Imóveis da Caixa disse...

Roberto, infelizmente não sabemos o motivo, mas sugerimos que você consulte processos também no TJ do seu estado. Talvez você tenha razão e o processo não seja federal.
Abraços.

Blog Imóveis da Caixa disse...

Sobre onde encontrar a SENTENÇA do processo... cada caso é um caso. O jeito é procurar com cuidado. Se não encontrar nada, isso pode significar apenas que o processo ainda não tem sentença, ou seja, pode significar que o Juiz ainda não tomou nenhuma decisão sobre a disputa judicial que estão em jogo.

Anônimo disse...

Onde estão sendo publicados os editais da CEF no Estado de São Paulo? No caso, Sorocaba.
É necessário ter corretor na proposta e negociação?
Jota

Blog Imóveis da Caixa disse...

Jota, para consultar os imóveis que serão negociados pela CEF e obter os editais, consulte a postagem CONSULTE OS IMÓVEIS À VENDA. Nela você encontra todos os detalhes de que precisa.
Não é necessário ter corretor. Se você tiver paciência e disposição para correr atrás da papelada, vale a pena fazer tudo sem corretor.

Anônimo disse...

Boa tarde, estou interessado em um imóvel de Leilão e estou com muitas dúvidas ainda mesmo tendo lido bastante coisa a respeito.
Gostaria de saber referente a financiamento por exemplo, tem um imóvel de R$ 100.000,00 vou dar meu lance de R$ 115.000,00 posso ofertar na carta de interesse o valor de R$ 25.000,00 de recursos próprios e R$ 100.000,00 p/ financiar, ou em que situação tem que ser apenas pagamentos a vista?
Agradeço a atenção.

Blog Imóveis da Caixa disse...

Antes de dar o seu lance, você precisa se certificar de que você tem crédito para financiar o imóvel. Do contrário, você corre o risco de vencer o leilão e não conseguir comprar o imóvel, já que a CEF pode, por alguma razão, negar o crédito. Se isso ocorrer, você ainda vai perder o depósito inicial que fez para entrar no leilão.

Por isso, em primeiro lugar, você precisa ir a uma agência da CEF para fazer uma avaliação de crédito. Nessa avaliação, você será informado das condições de financiamento. Por exemplo, você saberá qual é o percentual mínimo que você deve ter para dar de entrada e qual será o valor máximo que você conseguirá em financiamento. Normalmente, o mínimo de entrada é 20% do valor do imóvel. Há casos em que a entrada pode ser de até 10% do valor do imóvel. O valor do crédito vai depender da renda familiar e de outros fatores. Você também pode fazer simulações de financiamento através do site da CEF, assim já terá uma boa ideia do que terá à sua disposição.

Alguns imóveis não aceitam financiamento nem FGTS. Quando for esse o caso, essa informação constará no edital do imóvel ou mesmo no site da CEF, junto com a descrição do imóvel. Se não constar nada, então, presume-se que você pode financiar o imóvel.

Abraços e boa sorte.

Guilherme disse...

Nos editais mais recentes a clausula de eviccao esta diferente daquela q vc postou na pagina desocupacao-despejo-adjudicacao.html

a clausula q tem nos editais q fazem mencao a eviccao eh essa:

CLÁUSULA QUARTA - DA POSSE, DOMÍNIO E AÇÃO - Que assim, pago e satisfeito o preço de venda, ela VENDEDORA, dá ao(s) COMPRADOR(ES) plena, rasa, geral e irrevogável quitação, transferindo-lhe(s) o domínio, direito e ação sobre o imóvel ora vendido não só por força desta escritura, como em virtude da "Cláusula Constituti", obrigando-se por si e sucessores a fazer esta venda sempre boa, firme e valiosa, e a qualquer tempo responder por evicção de direito.

A pergunta que eu faço: será q essa clausula deixa brechas pra caixa se eximir de devolver o dinheiro caso o arrematante nao consiga na justiça a imissao de posse?

Outra pergunta a caixa devolve todo o dinheiro, inclusive com juros?

Blog Imóveis da Caixa disse...

Guilherme,

Fiz uma rápida consulta aqui e encontrei alguns editais nos quais a cláusula ainda aparece. Nos editais em que ela não aparece, notei que ela consta (ainda que resumida) no contrato de compra e venda que vem anexado ao edital. Sendo assim, me parece que não há razões para se preocupar. Além disso, a CEF nem mesmo pode se isentar das obrigações relativas a uma eventual evicção de direito. Afinal, quando ocorre evicção, isso significa que o imóvel não pertencia à CEF. Portanto, ela não tinha o direito de vendê-la, já que não era a proprietária. Enfim, em minha opinião, não há razão para se preocupar.

Sobre a devolução do dinheiro com juros... nada consta no edital a esse respeito. Por isso, acho que é melhor presumir que você perderá o juros em caso de evicção de direito. Mas sempre existe a possibilidade de acionar a CEF na Justiça para obter essa remuneração. Eu particulamente acho que esse risco faz parte do negócio e que não vale a pena acionar a Justiça por causa disso, até porque é muito improvável ocorrer evicção de direito.

Abraços e bons negócios.

Mauro disse...

Amigo, li que a numeração de processos judiciais associados ao imóvel é disponibilizada no campo "detalhes do imóvel", entretanto, nas inúmeras pesquisas que realizei, nunca encontrei númeração de processos nesse campo. Significa então que de todos os imóveis que pesquisei nenhum tem processo judicial movido pelo ex-mutuário?

Blog Imóveis da Caixa disse...

Mauro,

A resposta à sua questão é afirmativa. O que você pode fazer para ter certeza de que não há processos é consultar a descrição do imóvel no edital. Em casos raros, o número do processo só aparece no edital e não no site da CEF.

Boa sorte.

iran Mogi Das Cruzes SP disse...

Olá , comprammos um terreno que o valor venal é de R$16.500.00, e o valor no registro está R$11,550.00e o valor total de escritura no cartorio ficou em torno de R$ 1450,00. gostaria de saber se o valor pode estar correto/ e Como se calcula o valor total da escritura.

Anônimo disse...

Olá Amigos, Bom Dia,

Onde procuro para leitura de um edital em específico - Ex: Edital nº 0103/2012, como faço para analisá-lo. Grato João

Blog Imóveis da Caixa disse...

João,
As orientações de como obter o edital constam na postagem intitulada Leilões da Caixa: Consulte os Imóveis à Venda, precisamente na seção II - Como fazer o download do Edital.
Bons negócios.

Unknown disse...

Olá meu nome é Andre achei uma casa mas não consigo achar o edital.Número do Edital: Venda Direta 4117/2012 se puder me ajudar ou mandar via email andredias.lorena@hotmail.com desde ja obrigado.

Alvaro disse...

Os processos são atualizados sempre?

Anônimo disse...

ola tudo bem parabéns pelo blog,uma duvida não encontrei informações complementares na janela "detalhes do imóvel"para consultar numeração de processos judiciais,somente numero do edital que é 0036/2012,ESTOU INTERSSADO NUM IMOVEL COMO TIRAR ESTA DÚVIDA?DESDE JÁ AGRADEÇO

Unknown disse...

Como encontrar um edital na íntegra? O leilao foi no ano passado...

Fábio disse...

ola bom dia gostaria de saber se podem me ajudar acompanhar um processo?

vi que estão algum tempo sem responder

Unknown disse...

Boa noite vir uma casa ontem no leilão, e hoje quando fui procurar, não tava mas. Como posso saber se foi vendida, pois tenho interesse.

Unknown disse...

Olhei uma casa de leilão. Mas quando fui atrás no dia seguinte não estava mas. Tenho interesse, como saber se já foi vendido.

Anônimo disse...

Boa noite !
Estou negociando com corretor um imóvel venda direta que está ocupado.
Gostaria de saber quanto tempo em média demora para desocupar o imóvel com ação judicial em andamento.

Paraná disse...

Boa noite. Tem um imóvel que estou interessado, e sobre ele não consta ação judicial, isso é um bom sinal ou não? Pois, ele consta como ocupado, razão pela qual talvez seja necessário ação de imissão na posse, etc...

Tatiane Ferreira disse...

Quero saber se o imóvel neste endereço estar em leilão quadra 22 lote 13 Jardim América 2 Águas Lindas de Goiás.
Obrigada

Ana Feijó disse...

Existe alguma forma de descobrir os imóveis comprados em leilão da CEF?

Ana Feijó disse...

Existe alguma forma de descobrir os imóveis comprados em leilão da CEF?

Anônimo disse...

Oi

Unknown disse...

Rua Barão de limeira 336 apto 8 foi arrematado?

Unknown disse...

Como faço pra ver os imóveis que foram vendidos no leilão dac ontem?

Unknown disse...

Como faço pra vê a situação da minha casa pelo número do contrato

Unknown disse...

Como faço pra vê a situação do imóvel pelo número do contato

Para postagens futuras relacionadas a oportunidades de negócios, o que você sugere como assunto?

Seguidores

Postagens populares