AINDA VALE A PENA COMPRAR IMÓVEIS LEILOADOS PELA CAIXA ECONÔMICA?

Os leilões de imóveis da Caixa Econômica Federal ainda podem ser considerados boas oportunidades de aumentar o patrimônio no mercado imobiliário?

A pergunta que dá título ao presente texto não pode ser respondida com um simples "Sim" ou um simples "Não". A razão disso é que a avaliação dessa estratégia de aumento de patrimônio focada nos leilões de imóveis da Caixa Econômica Federal dependerá de vários fatores, alguns dos quais a serem discutidos a seguir.

Em outras publicações deste blog, você encontrará o passo a passo de como encontrar a lista de imóveis leiloados pela Caixa Econômica Federal, bem como relatos de experiências de compra e revenda de imóveis de leilão. Nesta publicação, trataremos de como estimar o valor de mercado de um imóvel leiloado pela Caixa Econômica Federal, a fim de fornecer ao leitor algum critério de decisão para a compra de um imóvel da CEF.

O interessado em comprar e revender imóveis adquiridos via leilão não deve supor que, por ser ofertado em um leilão, o preço do imóvel seja baixo. Certamente, o preço é sempre relativo, mas relativo a quê? Relativo à média de preços de imóveis iguais ou equivalentes. Assim, para saber, por exemplo, se um apartamento ofertado em um leilão está com um bom preço, o interessado deve compará-lo com outros apartamentos à venda no mesmo prédio ou condomínio, de preferência com outros apartamentos iguais. Nem sempre essas informações estarão à disposição, pois pode ser o caso de nenhum apartamento estar à venda no prédio ou condomínio em questão. Nesse caso, o trabalho do interessado aumentará um pouco e ganhará os contornos de uma investigação. O interessado terá de se deslocar até o prédio ou condomínio, a fim de fazer algumas perguntas ao porteiro. Essa conversa costuma ser muito útil, já que através dela é possível estimar os valores pelos quais foram negociados os últimos apartamentos vendidos no local. Também é possível saber se o imóvel ofertado pela Caixa Econômica Federal está realmente ocupado ou se os moradores já se mudaram de lá.

Com essas informações, o interessado terá condições de fazer uma estimativa mais precisa do valor de mercado do imóvel almejado. Munido dessa estimativa, terá condições de comparar esse valor com aquele ofertado no leilão da Caixa Econômica Federal e assim ver com clareza se vale a pena ou não comprar o imóvel com o propósito de revendê-lo. Se o lucro pretendido pelo interessado exigir que o imóvel seja vendido acima do valor de mercado estimado, o negócio é inviável. Nesses termos, a viabilidade de uma operação de compra e revenda de imóveis da Caixa Econômica Federal só poderá ser determinada a partir de uma avaliação isolada de cada caso, levando-se em conta, por exemplos, as dicas fornecidas acima.

Um comentário:

  1. Muito bom. Parabéns pelo blog. Vcs andavam sumidos faça isso mais não.
    Rsrs obrigado.

    ResponderExcluir